A um clique do bem-estar

Por Murilo Benites

Você entra em casa depois de um longo dia de trabalho. As luzes se acendem e as cortinas e janelas se abrem automaticamente com a sua presença, a televisão é ligada no seu canal favorito e a sua banheira está cheia e na temperatura certa, te esperando para que você possa relaxar. Há alguns anos tudo isso parecia impensável ou alguma cena de um episódio do clássico desenho futurista “Os Jetsons”. Mas, já não é preciso esperar muito mais tempo para contar com todas essas praticidades em sua própria casa. Basta estar disposto a desembolsar algum dinheiro...

A chamada automação residencial, que hoje até já possui o nome próprio de “domótica” (robótica doméstica), é um conjunto de tecnologias que auxilia nos aspectos relacionados ao lar e nas tarefas domésticas do dia-a-dia. Esse conceito vem conquistando espaço no mercado, devido a sua praticidade e segurança, associadas ainda ao menor consumo de energia. O intuito é aliar os benefícios dos meios eletrônicos aos da informática, gerindo de forma integrada os diferentes equipamentos adotados em uma residência.

Sensores de movimento, portões automáticos e câmeras de vigilância já eram uma realidade em centros comerciais e acabaram gradativamente sendo adaptados para as casas e apartamentos. Máquinas como a de lavar louça e roupa também já são comuns há tempos em muitas moradias. Todos não deixaram de ser funcionais, mas, hoje, já são vistos apenas como acessórios e até como pré-requisito em uma habitação. Agora, mais do que isso, o que as pessoas buscam ao planejarem seus lares são opções que facilitem ainda mais as tarefas diárias e as garantam conforto, qualidade e tranquilidade.

Opções essas como a praticidade de administrar e aproveitar a piscina da sua casa sem precisar ficar horas a limpando e tratando manualmente, sendo necessário apenas programar o horário e ativar o sistema de filtração e de aquecimento. O complexo de irrigação do jardim também pode ser ativado automaticamente, regando as suas plantas de forma mais eficaz e em menos tempo, economizando água. Outra possibilidade são janelas capazes de identificar se está chovendo ou não, para que, caso você as tenha esquecido abertas, elas se fechem sozinhas.

Isso é apenas para citar apenas alguns exemplos, já que atualmente são muito diversificadas e criativas as opções de praticidade oferecidas pela domótica, todas planejadas com o intuito de tornar as coisas mais fáceis para você no seu lar. As inovações vão de controles de home-theater, iluminação, som ambiente e climatização a apetrechos inteligentes de segurança.

Reunir toda essa tecnologia na sua casa ou apartamento pode soar complicado, mas uma das características da domótica é também a autenticidade dos dispositivos adotados na residência. Uma vez previamente configuradas as suas preferências, os dispositivos passarão a funcionar automaticamente, de acordo com elas. Já se pode, por exemplo, ter diferentes tipos de iluminação na sua sala, para diferentes ocasiões, do jeito que você escolheu anteriormente, bem como uma temperatura ambiente na sua casa ou apartamento, de acordo com o seu gosto e capaz de se adequar ao clima exterior.

O mais comum na automação residencial é que haja uma integração entre todos esses dispositivos, sendo possível controla-los por meio de um único gerenciador central, que pode ser instalado dentro da sua própria casa. É possível também possuir esse gerenciador no seu computador ou até mesmo no seu celular. Assim, você confere suas câmeras de segurança em tempo real de qualquer lugar, além de ver se deixou a luz do banheiro ou a televisão ligadas (e até desliga-las se necessário). Pelo computador ou celular, também já é possível configurar e agendar tarefas para que elas sejam realizadas exatamente quando você precisar.

Adotar todas essas praticidades algumas vezes pode ser considerado um caminho rumo ao sedentarismo. No entanto, o propósito da domótica não é esse, mas sim aperfeiçoar as tarefas e economizar o seu tempo para que você possa se ocupar com atividades que realmente necessitem do seu esforço ou apenas para que você possa fazer coisas que lhe agradem, como descansar e relaxar (algo que hoje está cada vez mais difícil).

A domótica já é uma realidade, cabendo a cada pessoa saber escolher de que forma utilizá-la a seu favor. No final, somando-se todo o tempo poupado com a automação doméstica, pode até ser que você ganhe algumas horas a mais no seu dia para utilizá-las da forma que preferir.