Coluna de música - Revista Zaz #60

Dez discos de rock marcantes nos últimos dez anos.

Por Murilo Benites

Artista: The Strokes
Álbum: Is this it
Ano: 2001


Combinando batidas e riffs inovadores com elementos clássicos do rock sessentista e setentista, o Strokes, já em seu primeiro álbum, “Is this it”, foi considerado o salvador do rock. Sucesso de crítica e de vendas, o disco se tornou um ícone da década. Nos anos seguintes, com o sucesso de Room on fire (2003) e First impressions of Earth (2006), a banda se consolidou como pioneira do chamado indie-rock. Influenciando dezenas de outras bandas que se seguiram, o Strokes pode não ter salvado o rock, mas até hoje é considerado o grande nome do rock dos anos 2000.

Ouça: The modern age, Someday, Last nite.

Artista: Queens of the stone age
Álbum: Songs for the deaf
Ano: 2002


O terceiro disco da banda encabeçada por Joshua Homme é visto até hoje como o melhor trabalho do Queens of the stone age. Dave Grohl (Vocalista/Guitarrista do Foo Fighters e baterista do extinto Nirvana), considerado, ao lado do próprio Homme, uma das principais personalidades do rock nos anos 2000, gravou as baterias desse disco. “Songs for the deaf” é marcado pelos impecavelmente executados riffs pesados de guitarra e pelas músicas intercaladas por locuções (de músicos e amigos da banda), que dão a impressão de que o disco todo está sendo ouvido em uma rádio.

Ouça: No one knows, A song for the dead, Go with the flow.

Artista: The White Stripes
Álbum: Elephant
Ano: 2003


A dupla do White Stripes, formada pelo vocal gritado e guitarra barulhenta de Jack White e pela bateria simples, mas com atitude, de Meg White, segue a principal tendência do rock dos anos 2000: unir elementos dos anos 1960 e 1970 e apresentá-los de forma inovadora. E foi assim que o garage rock moderno de “Elephant”, quarto disco da banda, firmou Jack White como uma outra grande personalidade do rock nos anos 2000.

Ouça: Seven nation army, The hardest button to button, Girl you have no faith in medicine.

Artista: AC/DC
Álbum: Black ice
Ano: 2008


Com quase 40 anos de carreira, o AC/DC é uma prova viva de que o mais do mesmo, quando é bom, nunca é demais. “Black ice”, décimo quinto trabalho da banda, mantém os mesmos elementos que a consagraram em discos clássicos do rock´n´roll, como “Back in black” e “Highway to hell”.

Ouça: Rock´n´roll train, Anything goes, War machine.

Artista: Bob Dylan
Álbum: Modern times
Ano: 2006


Aos 69 anos, Bob Dylan é um dos maiores nomes da história da música. Na ativa, desde 1959, Dylan, nos anos 2000, lançou ótimos discos, que mantiveram sua consagrada mistura de folk, rock e blues. Em “Modern Times”, o melhor deles, o músico continua irretocável, principalmente em suas letras.

Ouça: Thunder on the mountain, Someday baby, Beyond the horizon.

Artista: Radiohead
Álbum: In rainbows
Ano: 2007


Além de ser um dos melhores discos da carreira do Radiohead, “In rainbows” significou um marco na história da indústria fonográfica: a banda rompeu o contrato com a gravadora e anunciou que cada um pagaria quanto quisesse pelo disco.

Ouça: Bodysnatchers, House of cards, Jigsaw falling into place.

Artista: Coldplay
Álbum: A Rush of blood to the head
Ano: 2002


Uma fábrica de hits pop/rock, a banda britânica Coldplay tem dois discos entre os dez mais vendidos dos anos 2000. “A Rush of blood to the head” recebeu prêmios como o Grammy e o Brit awards.

Ouça: In my place, The scientist, Clocks.

Artista: Los Hermanos
Álbum: Bloco do eu sozinho
Ano: 2001


No Brasil, “Bloco do eu sozinho”, segundo álbum da banda carioca Los Hermanos é um marco no rock alternativo. Com uma mistura sonora de rock/samba/mpb e letras bem trabalhadas, a banda influenciou diversas outras e coleciona uma legião de fãs.

Ouça: Todo carnaval tem seu fim, A flor, Retrato pra iaiá.

Artista: Arctic Monkeys
Álbum: Whatever people say I am, that´s what I´m not
Ano: 2006


Quando chegou às prateleiras das lojas, o disco de estréia do Arctic Monkeys já não era novidade. Naquela altura, o quarteto britânico já era sucesso na internet, onde lançou e divulgou entre os amigos singles individuais.  “Whatever people say I am, that´s what I´m not” mostrou que a divulgação de bandas e a propagação de músicas pela internet tinham vindo pra ficar e transformar as estratégias da indústria fonográfica.

Ouça: I bet you look good on the dancefloor, When the sun goes down, A certain romance

Artista: Wilco
Álbum: Yankee Hotel Foxtrot
Ano: 2002


Após ter seu quarto álbum recusado pela gravadora, a banda americana Wilco saiu da empresa, adquiriu os direitos do disco e o lançou por conta própria, para ser ouvido gratuitamente no site da banda. Ainda bem! Yankee Hotel Foxtrot é um belo álbum, com ótimas letras e melodias.

Ouça: Jesus etc, Ashes of american flags, Pot kettle black.