De cabeça na tecnologia

Revista Zaz lista dez inovações que passaram a fazer parte do nosso cotidiano na última década

Por Murilo Benites

Minha avó, de 82 anos, nunca foi muito ligada a modernidades e inovações tecnológicas. Este ano, meu tio, que mora nos Estados Unidos, resolveu mandar pra ela um notebook e disse que era para facilitar a comunicação entre eles. Ela gostou da ideia, mas não entendeu muito bem. Perguntou-me como fazer pra poder falar com o filho dela e com os netinhos, que ela não via há tempos. Eu disse “relaxa vó, a gente baixa o Skype e aproveita pra fazer um e-mail pra você! Aí também dá pra ligar a webcam, quem sabe até fazer um perfil no Orkut pra encontrar uns conhecidos!”. Ela não entendeu “bulhufas”, nas palavras da própria.

Foi então que eu me dei conta no quanto a tecnologia evoluiu nos últimos tempos e como ela modificou completamente o nosso dia-a-dia. Nós, os mais jovens, não costumamos perceber isso, pois crescemos acompanhando essas mudanças, mas, ao me deparar com a situação que vivenciei com a minha avó, percebi como os tempos mudaram e, para exemplificar, resolvi listar algumas dessas inovações, que passaram a fazer parte da sociedade, principalmente na última década.

Internet banda larga e sem fio

No começo da internet, as conexões eram lentas, o que limitava toda a potencialidade que ela já mostrava possuir. Com o desenvolvimento da banda larga, a velocidade de navegação na internet aumentou, deixando tudo mais prático e funcional.
Agora, além de uma internet mais veloz, também é possível levar um notebook a qualquer lugar e utilizar uma internet sem fio, captada por infravermelho ou a rádio, desde que seja localizada uma rede livre pelo computador. Hoje, é cada vez mais comum ver cafeterias, bibliotecas e empresas disponibilizando esse serviço.

Skype

O Skype é um programa de comunicação via internet que permite conversas grátis de som e vídeo entre os usuários do software. Funciona como se fosse um telefone no computador, só que com vídeo, grátis e tempo ilimitado. Também funciona por meio de mensagens escritas instantâneas e possibilita transferência de arquivos.
Para utilizar o Skype, só é necessário baixar gratuitamente o software no site (www.skype.com) e possuir um microfone de computador. Para conversas em vídeo, é necessária uma webcam. Lançado em 2003, hoje o programa já está disponível em quase 30 idiomas e possui usuários em quase todos os países.

Comércio eletrônico

Poder ter a comodidade de fazer compras sem sair de casa, por muito tempo, foi apenas o sonho dos consumidores. Com o desenvolvimento da banda larga, dos protocolos de segurança da internet e de serviços de pagamento eletrônico, isso acabou se tornando realidade na última década.
Hoje, já se pode comprar todo tipo de produto, novo ou usado, de grandes empresas ou pessoas comuns, por meio da internet. E o melhor: 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Redes sociais on-line

As redes sociais na internet protagonizaram um enorme boom no começo dos anos 2000, tornando-se um fenômeno que não parou mais de crescer. O conceito básico dessas redes é criar um perfil pessoal em um site, com informações sobre a pessoa, que pode conectar-se, no mesmo site, com outras, que compartilham interesses comuns.
As principais redes sociais (Facebook, Orkut, Myspace, Last.fm, Twitter, Flickr) permitem que se publiquem fotos, vídeos e outros links na sua página de perfil.

Streaming

O principal trunfo do YouTube, um dos sites mais famosos da internet hoje, é o streaming, uma forma rápida e prática de distribuir e consumir informação multimídia, diretamente em sites na internet, por meio de um player, sem que o usuário tenha que fazer o download para o seu computador, permitindo a absorção muito mais rápida de conteúdos.
O streaming pode ser disponibilizado tanto em formatos de vídeo, como é o caso do YouTube, como em áudio, em sites como o Myspace ou Soundcloud, por exemplo.

Consolidação do Google

Foi-se o tempo em que o Google era “apenas” o melhor site de busca para outros endereços e imagens da internet. Nos últimos anos, a empresa americana expandiu e revolucionou o ramo de serviços on-line e passou a desenvolver diversas outras ferramentas.
Precisa descobrir onde fica ou como chegar a algum lugar? Use o Google Maps. Deseja ter um e-mail com mais espaço de armazenamento que qualquer outro? Gmail. Quer imagens em 3D de qualquer lugar da Terra? Do céu? Da Lua? De Marte? Google Earth. Isso só para citar alguns dos serviços desenvolvidos pela empresa.
Todo o sucesso acabou valorizando as ações do Google nas bolsas norte-americanas. Com isso, a empresa pôde adquirir alguns dos principais serviços que já existiam na web, como o YouTube, o Orkut e o Blogger, consolidando de vez o Google como a maior empresa da internet.

Consolidação da Apple

iPod, iTunes, iPhone, iPad, MacBook... Os últimos dez anos foram de muito sucesso para a Apple Inc., empresa americana de aparelhos eletrônicos e informática. Em maio deste ano, o valor de mercado da empresa de Steve Jobs ultrapassou pela primeira vez o da rival Microssoft (do sistema operacional Windows) e consolidou a empresa como a principal do ramo.
Nos anos 2000, a Apple obteve sucesso de venda em diversas áreas, como players portáteis (iPod), reprodutores de áudio e vídeo (iTunes), telefones celulares (iPhone), notebooks (MacBook) e computadores pessoais que não requerem mouses ou teclados (iPad).

USB Flash Drive (Pen Drive)

Mais rápido, mais compacto, mais resistente e com maior capacidade de armazenamento, o USB Flash Drive, comumente conhecido como Pen Drive, decretou o fim dos disquetes. O aparelho é conectado a uma porta USB do computador e é apto a guardar qualquer tipo de arquivo, variando o tamanho da capacidade de armazenamento de alguns megabytes até centenas de gigabytes.

Geo-Posicionamento por Satélite (GPS)

Lançado oficialmente em 1995, para que navios e aviões pudessem se localizar melhor, o GPS se solidificou socialmente nos últimos anos, quando começou a ser muito utilizado em automóveis. O sistema, extremamente funcional, consiste em um aparelho móvel que pode ser levado no carro e que se conecta a satélites, fornecendo mapas que indicam a posição e as coordenadas para se chegar a determinado lugar.

3D no cinema

O fenômeno Avatar, lançado em dezembro de 2009, significou um marco na história do cinema: os filmes em 3D digital. A tecnologia 3D não é produto dos anos 2000, mas, com o filme de James Cameron, ela ultrapassou limites e estabeleceu novos padrões. A partir de agora, será cada vez mais comum ir ao cinema e pegar os seus óculos 3D na entrada, para acompanhar o filme.