Por Murilo Benites
Banda: Garotas Suecas
Disco: Escaldante Banda
Ao contrário do que o nome pode sugerir, o grupo Garotas Suecas é de São Paulo e é composto por cinco homens e uma mulher. E se a denominação peculiar já soa estranha aos ouvidos aqui no Brasil, imagine no exterior, certo? Há controvérsias...
O Garotas, formado em 2005, já anda fazendo muito barulho e sendo reconhecido lá fora. Com uma mistura de Tropicália, Jovem Guarda, samba dos anos 60 e 70, rock de garagem, soul e funk setentista, o grupo recebeu boas críticas da mídia internacional.
Neste ano, a banda assinou com o selo musical American Dust e voltou aos Estados Unidos para realizar 26 shows durante o mês de setembro, após outras turnês bem sucedidas, entre 2008 e 2009.
Depois de três ótimos EPs, a banda lança agora o seu disco de estreia, confirmando a bela mistura de sonoridades e deixando claras as influências de Roberto Carlos, Tim Maia, Jorge Ben Jor, Os Mutantes, entre outros.
Ouça: Tudo Bem, Não se perca por aí, Mercado Roque Santeiro.
Banda: Weezer
Disco: Hurley
Reconheceu o rapaz simpático da capa do oitavo disco da banda americana Weezer? Trata-se do ator Jorge Garcia, que ficou famoso por interpretar o personagem Hurley, do seriado de sucesso Lost. O líder, vocalista e guitarrista da banda, Rivers Cuomo, justificou a imagem simplesmente dizendo que gostou da “vibe” da fotografia e do sorriso sincero de Garcia.
Em Hurley, como foi denominado o álbum, o Weezer remete aos tempos áureos do início da carreira. Após alguns discos confusos e não muito inspirados, a banda agora mostra algumas boas músicas indie-pop/rock, dançantes, fáceis de cantar junto e com letras inteligentes. A edição Deluxe do disco ainda conta com faixas bônus, incluindo uma versão do hit Viva La Vida, do Coldplay.
Apesar de não apresentar canções que possam superar clássicos como Buddy Holly, Hash Pipe e Island In The Sun, o novo disco do Weezer é, com certeza, o melhor lançado pela banda nos últimos anos.
Ouça: Memories, Ruiling Me, Where´s My Sex?
Banda: Os Ipanemas
Disco: Os Ipanemas
Charles Gavin, pesquisador musical e ex-baterista dos Titãs, desde 1998, se empenha em relançar, em formato digital, discos raros e antigos, para que não se percam no tempo.
Gavin, em conjunto com a Livraria Cultura, acaba de relançar mais dez álbuns preciosos, entre eles o lendário Os Ipanemas, do grupo de mesmo nome. O disco, de 1964, a princípio seria lançado pela gravadora CBS, que mudou de ideia em cima da hora e cancelou o projeto. O detalhe é que pouquíssimas cópias acabaram chegando a algumas lojas, tornando o álbum uma raridade.
Os Ipanemas faziam uma mistura de samba, jazz, bossa nova e gafieira, incorporando também o berimbau na maioria de suas canções. O repertório do disco conta com versões como Consolação, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, e Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinicius, além de canções originais dos próprios integrantes do grupo, que era composto por Astor Silva, Marinho, Wilson das Neves, Rubens Bassini e Neco.
Ouça: Consolação, Zulu´s, Java.
Banda: The Vaselines
Disco: Sex With An X
The Vaselines é uma banda de Glasgow, Escócia, formada em 1986, mas que até bem pouco tempo tinha apenas um disco no currículo, chamado Dum-Dum. O grupo, encabeçado pela dupla Eugene Kelly e Frances McKee, pouco depois do lançamento do primeiro trabalho entrou em hiato, mas se tornou uma das principais referências do indie-pop, de bandas como Belle & Sebastian (também da Escócia).
O grupo ficou conhecido por ter caído nas graças de Kurt Cobain, vocalista e guitarrista do Nirvana, que gravou duas canções da banda no álbum Incesticide e outra para um álbum acústico.
De 2006 para cá, o Vaselines passou a se reunir esporadicamente para fazer shows e, depois, a trabalhar em novas composições. O resultado é o recém-lançado Sex With An X, primeiro álbum de músicas inéditas da banda, em vinte anos. Pode-se dizer que o disco é uma volta às origens do indie-pop, mantendo a fórmula bem-sucedida do primeiro trabalho, mas sem soar ultrapassado.
Ouça: Ruined, Sex With An X, I Hate the 80`s.