Ultrapassando os limites de um autódromo

Competição automobilística disputada nas mais diferentes paisagens do mundo, o Rali vem conquistando cada vez mais apaixonados por velocidade, também no Brasil

Por Murilo Benites

Paixão por automobilismo. É difícil explicar o motivo de um sentimento tão profundo pela velocidade, mesmo porque, muitas vezes, essa emoção é simplesmente indescritível. Elementos característicos, como o ronco dos motores, produzem em algumas pessoas sentimentos que vão além da compreensão, sejam elas as protagonistas da ação ou meras espectadoras do espetáculo.

Na Fórmula 1, atualmente a mais popular competição automobilística do planeta, carros especialmente produzidos para a categoria atingem altíssimas velocidades, em circuitos do mundo todo. Mas, para alguns amantes da velocidade, isso não é o bastante. A emoção necessita exceder os limites de um autódromo. E é essa a principal característica do rali (ou rally), uma modalidade competitiva, disputada no formato “ponto-a-ponto” (de um ponto específico de partida ao ponto de chegada), passando por estágios determinados, localizados em vias externas, como estradas, florestas, desertos e trilhas.

Além da velocidade, o que mais atrai nos ralis é o fato de poderem ser disputados em diferentes localidades, numa mesma competição, dando um caráter completamente imprevisível aos estágios, tanto no que diz respeito ao clima (calor e frio intensos, chuva, nevasca, névoa), como ao terreno (terra, neve, asfalto, lama, areia). Isso sem contar os diversos outros percalços que podem ser encontrados quando se compete fora de um autódromo.

Um atrativo adicional são os veículos, que, apesar de serem modificados para obter melhor rendimento, são semelhantes aos modelos e marcas que se encontram no mercado. Nos ralis, competem diferentes categorias de motos, quadriciclos, carros e caminhões, divididos em subcategorias específicas.

Dependendo da competição, o campeão de um Rali pode ser aquele que percorre todo o trecho em menos tempo (Rali de velocidade) ou o que percorre o trecho dos estágios o mais próximo possível de um tempo pré-determinado (Rali de regularidade). O “Rally Dakar”, a competição mais difícil e conhecida do estilo no mundo, por exemplo, é de regularidade, dividido em 13 etapas de percurso. Outra famosa competição é o Campeonato Mundial de Rali (World Rally Championship - WRC), organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (Federation Internationale de l'Automobile – FIA). A prova é disputada em diferentes tipos de terreno no planeta e nos mais diversos cenários, como montanhas íngremes, desertos escaldantes e planícies geladas.

O “Rally dos sertões”, realizado no Brasil, também é uma competição de prestígio.  A prova, que começou em 1991 de forma amadora, hoje, segundo o site oficial (http://www.sertoes.com/), é considerada “um evento completo, reunindo competição, turismo, economia, responsabilidade social e ambiental, além de ocupar a posição de 2º maior evento off Road do mundo.”

A competição deste ano, a ser realizada entre nove e dezenove de agosto, contará com dez etapas e irá de Goiânia, em Goiás, a Fortaleza, no Ceará, contando com quatorze subcategorias. Além da competitividade a organização do evento também aposta nos contrastes. “Atravessar grandes cidades e pequenos vilarejos, em contato com povos hospitaleiros e de uma simplicidade emocionante. (...) Competidores de todas as partes do mundo se deparam com uma realidade desconhecida e com paisagens jamais vistas”, diz a apresentação do evento no site.

O caráter socioambiental também é uma aposta para o sucesso do Rally dos sertões.  A organização se compromete a recolher o lixo gerado durante o evento, no percurso e nos acampamentos. Segundo o site, “a Equipe Sertões Ambiental espera tornar os profissionais do evento e as comunidades envolvidas cada vez mais conscientes de sua responsabilidade ecológica.”

Ainda de acordo com a página oficial, também são promovidas ações sociais, consideradas “a maior iniciativa social privada ligada ao esporte no país, com milhares de atendimentos médicos, distribuição de toneladas de material educativo e realização de centenas de palestras e oficinas instrutivas.”